Educação Física

Curso Educação Física

Reconhecimento:

  • Licenciatura - Portaria MEC nº 817 de 29 de outubro de 2015
  • Bacharelado - Portaria MEC nº 200 de 02 de junho de 2016
Duração: 8 semestres
Turno: Diurno e Noturno
Carga horária:
  • Licenciatura - 3963 horas/aula
  • Bacharelado - 3230 horas/aula
Regime de matrícula: Seriado Semestral

A profissão de Educação Física no Brasil foi regulamentada e aprovada pelo Congresso e promulgada pelo Presidente da República em 01/09/98, publicado no Diário Oficial de 02/09/98. Assim sendo, o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE) estabeleceram duas formações distintas: licenciatura e bacharelado. Para que o candidato a profissional de Educação Física faça sua escolha de acordo com seus interesses e perspectivas, alertamos que tais modalidades de formação são específicas, com aprendizagens, áreas de conhecimento e habilidades diferentes, ensejando, portanto, intervenções profissionais diversas, que não se confundem.

Dessa forma, oficialmente, uma das possibilidades de saída dos cursos superiores em Educação Física, especificamente o que é tratado na Resolução CNE 7/2004, é a graduação ou bacharelado em Educação Física, como ocorre em praticamente todas as outras áreas de formação acadêmica. Não se desconhece que o uso do termo graduação em substituição ao termo bacharelado tem gerado inúmeras confusões no meio universitário e suscitado apreensão entre os futuros profissionais.

Consequentemente constata-se:

  • Ambos os cursos são em nível superior de graduação plena;
  • Ambos oferecem conhecimento e habilidades distintas;
  • Ambos ensejam intervenções profissionais distintas e específicas, por conseguinte habilitações diferenciadas e impeditivas uma em relação à outra.

O curso de Licenciatura em Educação Física, da Facisa/FCM, segue todas as diretrizes da Resolução Nº 2, de 1º de Julho de 2015, do Conselho Nacional de Educação, onde regulamenta que o egresso da IES terá uma formação para exercer o magistério na educação básica, em todas as suas etapas, e em outras áreas nas quais sejam previstos os conhecimentos pedagógicos, que envolvem estudos teóricos e práticos, investigação e reflexão crítica durante toda a formação do egresso, como também atividades de atuação e participação na organização e gestão de sistema de educação básica, envolvendo planejamento, desenvolvimento, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos de ensino, dinâmicas pedagógicas e experiências educativas.

O curso de Bacharelado em Educação Física, da Facisa/FCM, segue todas as diretrizes da Resolução 7/2004, do Conselho Nacional de Educação, onde regulamenta que o egresso poderá planejar e organizar programas de exercícios físicos e treinamentos, além de supervisionar programas de atividades físicas, instruindo e preparando para a prática de modalidades esportivas e gerenciar atividades de lazer e de empreendimentos relacionados às atividades físicas, sejam esportivas ou recreativas. No curso, que envolve todas as áreas específicas para o educador físico, o egresso da IES do curso de bacharelado poderá trabalhar em qualquer área da Educação Física que um profissional na área esta habilitado.

Em ambas as habilitações, difundindo também o conhecimento científico – tecnológico, que envolve todas as áreas específicas do campo educacional, o egresso dos cursos da Facisa/FCM terá, à sua disposição, professores qualificados na área da Educação Física, além de uma excelente infraestrutura polidesportiva.

Coordenador: Luiz Arthur Cavalcanti Cabral
Email: educacao.fisica@fcm.edu.br
Telefone: (83) 2101.8873