Gestão de Segurança em Aviação

Sobre:

O Sistema de Aviação Civil está cada vez mais globalizado e, por isso mesmo, mais complexo. Atualmente, são poucos os negócios realizados no setor aéreo que se sustentam confinados nas fronteiras de um só país. Com isto, tornou-se possível, diuturnamente, avaliar o desempenho da aviação, de maneira tal que passou a ser uma rotina observar-se, em tempo real, as suas melhores práticas administrativo-operacionais sendo executadas e aprimoradas, especialmente aquelas ligadas à segurança da atividade como um todo.

Com o desenvolvimento da aviação, o que se pode observar é o avanço, especialmente no contexto da tecnologia aeronáutica, de ações voltadas para oferecer condições cada vez mais eficientes e seguras aos aparatos artificiais que voam. Rapidez e precisão são dimensionadas na busca do aperfeiçoamento dessa tecnologia e do atendimento a demanda.

Atualmente a Segurança de Voo é o principal objetivo da indústria da aviação. Um fator contribuinte importante para alcançar este objetivo é uma melhor compreensão dos fatores humanos e a ampliação de seus conhecimentos. Os Fatores Humanos têm sido definidos como o conjunto de interações entre pessoas e máquinas, pessoas e procedimentos, pessoas e o meio ambiente e entre pessoas e pessoas.

O progresso da tecnologia e a implementação de novas técnicas e processos de engenharia tendem a reduzir o número de acidentes causados pela máquina, aumentando proporcionalmente a porcentagem dos causados pelo homem. Isso porque os progressos tecnológicos não foram acompanhados por progressos equivalentes na área das ciências humanas. Ou melhor, na compreensão dos mecanismos que proporcionam o erro.

Público-Alvo:

Profissionais que estejam atuando direta ou indiretamente em atividades operacionais ou gerenciais na área Aeroespacial e que pretendem aperfeiçoar seus conhecimentos para uma visão gerencial e estratégica da Segurança de Voo; Pilotos, instrutores, mecânicos, comissários de voo, despachantes operacionais e demais profissionais que atuem no ramo aeronáutico, direta ou indiretamente; Profissionais das áreas de Gestão de Risco, Segurança do Trabalho, Engenheiros, profissionais das áreas de Saúde, Seguros; Docentes que desejem aprofundar conhecimentos no ramo do gerenciamento da Segurança e do setor Aeronáutico; Graduados que buscam ampliar as oportunidades no mercado de trabalho

Estrutura Curricular:

Fundamentos da Segurança Operacional de Voo Infraestrutura Aeroportuária
Fatores Humanos e Segurança de aviação Sistema de Gerenciamento Operacional
Legislação e Direito Aeronáutico Tópicos especiais em Investigação Aeronáutica
Gestão de Pessoas/administração em aviação Gestão em Manutenção
Sistemas Complexos e Novas tecnologias Auditoria da qualidade
Metodologia do Trabalho Científico Gerenciamento de Crise
Gestão em Security Empreendedorismo e Inovação na aviação
Medicina do Trabalho em Aviação Aerodinâmica Operacional de Helicóptero
Gestão no Tráfego Aéreo Aerodinâmica Operacional de Aviões
Trabalho de monografia ou Artigo Científico

Carga Horária:

540 horas/aula

Horário de Funcionamento do Curso:

As aulas serão ministradas, quinzenalmente, às sextas-feiras, no horário das 18h30 às 22h e aos sábados, nos horários de 08h às 12h e de 14h às 18h.