Programa de Apoio Financeiro

O Programa

A Facisa, a FCM e a Esac desenvolvem programas de bolsas e descontos para o corpo discente. São contemplados familiares e estudantes que efetuam o pagamento antecipado, além de alunos envolvidos em projetos de extensão, de monitoria e de pesquisa.

Concessão de Bolsas e Descontos

Por norma estabelecida pela Instituição, todas as bolsas de estudo e descontos concedidos devem obrigatoriamente ser renovados ou solicitados a cada semestre letivo, através do "Requerimento de Renovação ou Solicitação de Bolsas e Descontos", disponível na sala das secretarias acadêmicas de cada unidade educacional do Cesed, no qual deverá ser anexado cópia do RG, RDM, CPF e Declaração de Rendimentos do próprio aluno ou de seus pais ou responsáveis financeiros.

São indeferidos automaticamente os requerimentos com documentação incompleta, ou encaminhados fora do prazo estabelecido no calendário acadêmico.

O critério para concessão dessas solicitações é estabelecido única e exclusivamente pela Diretoria Financeira. Para o cálculo dos recursos alocados, a cada semestre letivo, para tal atividade, confrontamos o "índice de inadimplência no período anterior" com o "índice de investimentos" necessários para aparelhamento, aquisições e melhorias, além do "nível de carência financeira" de cada solicitante.

Não cabe nenhum tipo de recurso à decisão de deferimento ou indeferimento tomada pela Diretoria Financeira, uma vez que a concessão é mera liberalidade da Instituição.

Contato

Email: financeiro@cesed.br
Fone: 2101.8100

Mais Links

Bolsa Pesquisa

O valor da bolsa de pesquisa é de 35% sobre o valor do salário mínimo, para todos os cursos, desde que apresentado projeto de pesquisa e obtenha a aprovação pelo conselho e a direção da mantenedora.

Bolsa para Monitoria

Processo seletivo divulgado em edital. A IES oferece bolsa de 35% sobre o valor do salário mínimo, para todos os cursos, exceto para o curso de Medicina, cujo valor é de 70% do valor de um salário mínimo.

Bolsa Extensão

O valor da bolsa de extensão é de 35% sobre o valor do salário mínimo, para todos os cursos, desde que apresentado projeto e após aprovação pelo conselho e a direção da mantenedora.

Desconto para Irmão

Os alunos que tenham irmãos regularmente matriculados na Instituição, desde que menores de 24 anos, e dependentes economicamente dos pais, poderão solicitar os seguintes percentuais de desconto:

  • 01 irmão - 10% de desconto calculado sobre o somatório das duas mensalidades dividido por dois e aplicado apenas ao irmão que tenha solicitado o desconto.;
  • 02 irmãos - 15% de desconto calculado sobre o somatório das três mensalidades dividido por três e aplicado apenas ao irmão que tenha solicitado o desconto.;
  • 03 irmãos - 20% de desconto calculado sobre o somatório das quatro mensalidades dividido por quatro e aplicado apenas ao irmão que tenha solicitado o desconto, mediante requerimento próprio, desde que feito dentro do período estabelecido para os Requerimentos de Bolsas e Descontos.

Observação:
Consideram-se dependentes diretos: filhos e esposa(o) de alunos, desde que comprovem dependência financeira na Declaração de Imposto de Renda do aluno.

Antecipação de Pagamento

A data de vencimento das parcelas de semestralidade é sempre o dia 30 de cada mês, com exceção do mês de fevereiro, que é no dia 28; e no mês de dezembro, sempre no dia 29.

A data estabelecida de vencimento das parcelas de semestralidade, para alunos com algum tipo de desconto, é sempre o 1º dia útil anterior ao dia do vencimento dos boletos de pagamento. O pagamento feito após a data acima estabelecida implica na imediata perda dos descontos concedidos pela Instituição.

Desconto por Pagamentos Antecipados

Por liberalidade da Instituição, é estabelecido que o aluno ou responsável financeiro que proceder ao pagamento da parcela de semestralidade até 01 (um) dia útil antes do vencimento, terá como desconto de antecipação, 5% (cinco por cento) sobre o valor da parcela a vencer.

Sempre, nos casos em que o dia 30 coincidir com um sábado, domingo ou feriado, é considerado, para efeito desse desconto, o dia útil imediatamente anterior ao dia 30.

Observe que o desconto por antecipação de pagamento não se aplica a nenhum dos alunos que já possuam bolsas, descontos ou abonos concedidos pelo CESED.

Alunos com datas de pagamento especiais, dias 05, 10, e 15, não têm direito ao desconto por antecipação de pagamento.

Para o pagamento antecipado de todas as 06 parcelas de semestralidade, é oferecido pela Instituição um desconto de 10% (dez por cento) sobre o montante do pagamento, desde que a antecipação seja feita no ato da matrícula.