Enfermagem

Projetos de Pesquisa

Já dizem os sábios que a pergunta promove o conhecimento. Pensando nisso, a Facisa, FCM e Esac encontram no investimento à pesquisa a oportunidade de promover a descoberta de soluções que façam a academia contribuir com a melhoria da sociedade. Tal decisão tem feito os nomes das instituições alcançarem o hall dos primeiros lugares em eventos nacionais e a chance de estarem entre os escolhidos para eventos internacionais. Assumindo o compromisso de formar profissionais conscientes da necessidade da pesquisa, a Facisa, FCM e Esac cresce e cumpre a missão de, através de suas descobertas, melhorar a vida em sociedade.

Prevalência de traumatismo crânio encefálico por motocicleta em adolescentes no município de Campina Grande-PB.

Diante dos prejuízos humanos e financeiros resultantes da escassez de estudos epidemiológicos que tracem um perfil dos pacientes jovens que sofreram TCE na Paraíba, particularmente na região do agreste, o presente estudo tem por objetivo avaliar os principais aspectos epidemiológicos e os fatores relacionados a este agravo em vítimas de TCE internadas nas Unidades de Terapia Intensiva do Hospital de Trauma no município de Campina Grande no período de 2011 a 2012, descrevendo as características sociodemográficas destas vítimas e as causa que levaram estes jovens a adquirir o TCE. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória com abordagem quantitativa. A relevância deste estudo reside na proposta de disponibilizar aos gestores, aos profissionais de saúde e à população em geral informações de interesse epidemiológico sobre a prevalência do TCE e os principais motivos da internação, proporcionando a analise da gravidade do trauma e suas causas.

Excreção de gordura fecal de ratos wistar, submetidos a dieta hiperlipídica suplementado amendoim associada a exercício físico

Diversos estudos, em todo o mundo, têm procurado avaliar os níveis de ingestão de fibras nos hábitos alimentares, propondo recomendação dietética para a população, bem como que o alimento também possa fornecer algum beneficio terapêutico. O amendoim pertencente à família Fabaceae, conhecida como Leguminosas é uma das principais oleaginosas produzidas no mundo, possui o quantidade de fibras bastante elevada o que possa facilitar a não absorção de gordura. Esse estudo tem como objetivo principal avaliar a quantidade de gordura encontrada nas fezes de ratos, relacionado o ganho ou perda de peso. Sabe-se que ao amendoim é bastante calórico porem seu consumo em pequenas quantidades pode causar efeito benéfico na redução de peso. Trata-se uma pesquisa Trata-se de uma pesquisa experimental, exploratória, descritiva e quantitativa. Serão utilizados 30 animais onde formarão 3 grupos com n=10, o grupo A (controle) será oferecido dieta hiperlipídica, o grupo B (experimental) será oferecido dieta hiperlipídica e pequenas quantidades de amendoim diariamente, o grupo C (experimental) além da dieta oferecida ao grupo B também fará exercícios físicos diários. Será coletado fezes no 0, 14° e 28° dia para quantificar a gordura das fezes do animal, também será feito dosagem de colesterol no inicio e ao final do experimento. Peso e consumo de ração será medido diariamente.