Responsabilidade Social

fotocapa

A Responsabilidade Social visa aproximar, cada vez mais, a Facisa, a FCM e a Esac da comunidade, disponibilizando serviços que, além de assumirem uma proposta de vivência de prática acadêmica para os graduandos, oportunizam aos cidadãos a melhoria da qualidade de vida.

As ações de responsabilidade social das IES mantidas pelo Cesed têm o objetivo de expandir os programas de extensão, promovendo a integração de ensino, pesquisa e extensão, com o apoio da Fundação Pedro Américo.

Contato

Coordenador: Eduardo Alexandre Eulálio Raposo
Email: facisafcmsocial@cesed.br
Telefones: (83) 2101 .8891 / (83) 8105.8669

Projetos

Facisa Social

Compreende a realização de ações sociais regulares na comunidade, tendo como ponto alto o Dia Nacional da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Nas ações são oferecidos procedimentos básicos de saúde como: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, exame das mamas, escola de postura e blitz postural; distribuição de mudas, atendimento jurídico, orientações sobre modelo de currículo, entre outras ações que envolvem os cursos da Facisa e da FCM, sob a orientação dos professores de ambas as IES.

Clique na foto para ampliá-la

Envelhecendo com Saúde

O projeto de Extensão "Envelhecendo com Saúde" desenvolve um trabalho de inclusão social, com mais de 40 idosos do bairro do Itararé, promovendo a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. A equipe é formada por alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina da FCM, que se reúnem semanalmente para promover atividades contínuas em saúde e desenvolver atividades físicas. Os estudantes ainda promovem atendimentos individualizados com os idosos, seja na Clínica-Escola da FCM ou na casa de cada um, quando necessário.

Clique na foto para ampliá-la

Rede Pontos de Leitura

O projeto “Crescendo com Sabedoria e Envelhecendo com Saúde: uma construção coletiva”, mantido pela Fundação Pedro Américo, tem o objetivo de construir um espaço de inclusão sócio-cultural, ampliando ações existentes para a população de baixa renda que habita em áreas de alto índice de exclusão social, e que registre ausência de ações do poder público, bem como de atividades culturais. A proposta é promover ações voltadas para o fortalecimento da cultura local, possibilitando a interlocução entre adolescentes no compartilhamento do mesmo espaço, propiciando trocas de experiências mútuas entre crianças, adolescentes e idoso, apresentando a cultura como um processo de construção contínua.

Clique na foto para ampliá-la

Sala de Leitura

Estimular a leitura e o conhecimento como aporte para a cidadania. O projeto Sala de Leitura e Responsabilidade Ambiental, da Fundação Pedro Américo, em parceria com a Facisa e FCM, atende crianças e adolescentes do bairro do Itararé.

Clique na foto para ampliá-la

Clínica Escola

A Clínica Escola da FCM, que é a única unidade de saúde privada da Paraíba 100% SUS, realiza atendimentos em saúde através dos cursos de Enfermagem, Medicina e Fisioterapia.

Os serviços são prestados à comunidade do bairro do Itararé, além de regiões circunvizinhas. O setor de Enfermagem promove com regularidade atividades educativas, além de consultas especializadas nas áreas de Puericultura; gineco-obstétrica e gerontológica (idoso); além de consulta de Enfermagem ao hipertenso e diabético e visita domiciliar.

O setor de Fisioterapia tem atuado com várias especialidades: TraumatoOrtopedia, Cardiorespiratória, Uroginecologia, Neurologia Adulto e Neurologia Infantil, Recursos Terapêuticos Manuais, Hidroterapia, Dermato-Funcional e Gerontologia.

Já Medicina, vem atuando nas seguintes especialidades: Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Gineco-Obstetrícia, Neurologia, Oftalmologia, Pediatria, Reumatologia, Cirurgia Plástica e Urologia. A Instituição oferece, também, acompanhamento psicológico.

Clique na foto para ampliá-la