Ouvidoria

Ouvidoria

A Ouvidoria

A Ouvidoria do Cesed foi criada para ser um canal de comunicação em que alunos, professores, funcionários e a comunidade em geral podem manifestar, democraticamente, sua opinião sobre as atividades e serviços prestados pela instituição.

Trata-se de um órgão de natureza mediadora, que visa à interlocução e à promoção de construção de um espaço para reclamações e denúncias, bem como para emissão de opiniões e sugestões, garantindo o princípio de ética e da transparência nas relações. É regida pela defesa intransigente dos direitos inerentes da pessoa humana, balizando suas ações por princípios éticos, morais e constitucionais, que envolva a legalidade, legitimidade, imparcialidade, moralidade, probidade e publicidade.

Neste sentido, compreendendo a sua importância enquanto um instrumento de controle democrático e de valorização da cidadania, a Direção do Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento - Cesed, através das três instituições de ensino superior Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - Facisa, Faculdade de Ciências Médicas - FCM, Escola Superior de Aviação Civil - Esac, cria a ouvidoria no sentido de integrá-las ao cotidiano, visando garantir os direitos do cidadão, em especial os docentes, discentes, técnico-administrativos e comunidade externa. Vale salientar que a ouvidoria não substitui o fale conosco, das associações, das representações e dos sindicatos. Ela é um canal de interlocução que objetiva garantir os direitos do cidadão, em que toda manifestação será considerada importante, tendo, como principal papel institucional, o zelo pelo direito à manifestação e à informação do cidadão.

Como Funciona

A Ouvidoria recebe as manifestações pessoalmente (no 2º andar do Cesed, no bairro Itararé), por carta (depositada nas urnas disponibilizadas no campus), telefone ou e-mail. É feita uma análise prévia do conteúdo e logo enviado ao(s) setor(es) responsável(eis). Acompanhamos as providências e respondemos ao cidadão/usuário dentro de um prazo previamente estabelecido.

Público Alvo

  • Docentes;
  • Discentes;
  • Técnico-Administrativos;
  • Comunidade externa;

Horário de Atendimento

A ouvidoria funcionará nos dois turnos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, em expediente interno e horários de atendimento específicos, de acordo com agendamento prévio.

Contato

Ouvidora: Profª Adriana Alves de Oliveira
Email: ouvidoria@cesed.br
Serviço telefônico: (83) 2101.8881