Nugem

Atualmente, cerca de 30% das doenças que mais matam no Brasil e no mundo são de origem cardiovascular (como, por exemplo, infarto do miocárdio, trombose, dislipidemias, aterosclerose, entre outras). Dentre as causas que levam ao desenvolvimento destas doenças estão fatores de risco modificáveis como dieta, tabagismo e sedentarismo. Além disso, alterações detectáveis na sequencia de genes envolvidos na formação e homeostase do sistema cardiovascular podem ser utilizadas como preditoras no aparecimento e progressão destas doenças.

O objetivo do NUGEM – Núcleo de Genética Médica é contribuir no entendimento das doenças humanas de origem genética.

Pesquisadores Responsáveis

Dr. Bruno Luiz Fonseca Schamber Reis (Currículo Lattes)

É Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Genética pelo Depto. de Biologia Geral (Conceito CAPES 6)  e Doutor em Biologia Molecular pelo Depto. de Bioquímica e Imunologia (Conceito CAPES 7), ambos departamentos localizados no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Também possui Pós-Doutorado pela University of Massachusetts Medical School (Worcester/EUA). É coordenador do Núcleo de Genética Médica (NUGEM). Suas linhas de pesquisa na FCM-CG buscam investigar alterações celulares e moleculares relacionadas aos seguintes campos do conhecimento:

  1. Controle epigenético e expressão gênica em doenças humanas;
  2. Estudo de vias de reparo de DNA;
  3. Genética e imunologia das doenças parasitárias humanas.

Dra. Juliana Garcia Carneiro (Currículo Lattes)

É graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestre em Genética pelo Depto. de Biologia Geral (Conceito CAPES 6) pelo ICB/UFMG e Doutora em Farmacologia Bioquímica e Molecular pelo Depto. de Medicina Molecular (Conceito CAPES 7), pela Faculdade de Medicina da UFMG, com período de doutorado-sanduíche pela Yale School of Medicine (Connecticut, USA). Foi bolsista recém-doutora pelo CNPq, onde desenvolveu pesquisa clínica no laboratório Geraldo Lustosa Cabral, em Belo Horizonte/MG. É coordenadora do Núcleo de Genética Médica (NUGEM). Suas linhas de pesquisa na FCM-CG estão relacionadas aos seguintes campos do conhecimento:

  1. Mutações associadas a doenças humanas;
  2. Estudos de expressão gênica;
  3. Biologia Molecular associada a endometriose.

Contato

Sala: A102 – 1º Piso