Estágio

Como encaminhar o aluno para o mercado de trabalho?

As Instituições de Ensino Superior desempenham relevante papel na preparação e encaminhamento do aluno para o mercado de trabalho, já que, além de informar, possuem a função de formar profissionais, que sejam competentes, éticos, comprometidos e responsáveis com as funções que desempenham. O “encaminhar” o aluno ao mercado de trabalho não ocorrerá em um único momento, já que subtende uma preparação prévia, que será construída ao longo da Formação Universitária, através dos inúmeros estudos e experiências vivenciadas pelos discentes nos componentes curriculares que compõem a matriz curricular dos cursos de graduação.

Nessa “construção” ou preparação para o mercado de trabalho, destaca-se o papel do estágio supervisionado, obrigatório ou não, já que, de maneira geral, consiste em oportunizar aos discentes a vivenciarem experiências até então assimiladas de maneira teórica, sob acompanhamento direto de um professor e ou supervisor local, na instituição onde o estágio realiza-se.

Para os alunos que já possuem experiência profissional, seja como empreendedor ou colaborador, o estágio também poderá trazer inúmeros benefícios, no que diz respeito a repensar suas práticas e até mesmo modificá-las, tornando-as mais adaptadas e eficazes.

Consciente desta situação, a Coordenação de Estágio busca constantemente viabilizar estágios de boa qualidade, oportunizando aos discentes a vivencia de experiências relevantes para sua formação universitária e profissional, respaldadas pela legislação em vigor.

Cartilha “Lei do Estágio” (nº 11.788/2008)

Contato

Coordenadora: Profª. Msc. Francilene Araújo de Morais
Email: cesu@cesed.br
Telefone: 2101.8882

Mais Links