Grupo de Estudos em Fitoterapia  da FCM faz encontro cultural 

Ascom | 17 de fevereiro de 2017, às 11:58

Por Roberta Lucena

Os integrantes do Grupo de Estudos em Fitoterapia (GEFITO) da FCM-CG realizaram nesta quarta-feira, 15, o primeiro encontro Fito Terapia Cultural. Durante o evento, a comunidade acadêmica pôde degustar chás feitos com plantas medicinais, ouvir uma boa música e ainda conhecer um pouco sobre as atividades do GEFITO.

O grupo de estudos surgiu no ano passado e com poucos meses de atuação já conseguiu publicar sete artigos, quatro deles em congressos internacionais. As discussões promovidas pelo grupo fortalecem um dos pilares da faculdade que é o incentivo a pesquisa.

O GEFITO é composto por alunos dos cursos de Medicina, Farmácia e Nutrição e pelas professoras Daniela Vilar, Marina Vilar, Mayne Confessor e Raquel Luna. “O objetivo inicial é realizar estudos em Fitoterapia, disseminando conhecimento e difundindo essa prática terapêutica na comunidade”, destacou a professora Marina.

Para Daniela Leal, aluna do quinto período de Nutrição, o grupo de estudos tem ajudado a entender a importância da pesquisa durante a graduação. “Tem sido de grande valia pra mim, cada encontro, debate ou publicação feita aumenta a vontade de me dedicar ainda mais a pesquisa. Sem falar na integração com outros cursos que é muito importante”, falou.

Segundo Marina Vilar, um dos focos do grupo é pesquisar sobre o tratamento e prevenção de doenças, através do uso de plantas medicinais. “Essa questão da utilização de plantas na prevenção e/ou na cura de enfermidades é um hábito que sempre existiu na história da humanidade. A fitoterapia é uma prática terapêutica eficiente, barata e muitas vezes a única alternativa para o tratamento de doenças ou manutenção da saúde em algumas comunidades e está sendo deixada um pouco de lado. Queremos resgatar essa cultura e para isso vamos aliar o conhecimento popular à pesquisas que validam o uso das plantas medicinais.”, conclui.

A expectativa do grupo é fazer a publicação de mais artigos, bem como iniciar as atividades em laboratório neste ano. A coordenadora do curso de Farmácia, Marisa Agra, parabenizou a iniciativa das docentes. Os encontros destinados à comunidade acadêmica irão acontecer sempre na primeira quinzena de cada mês e serão momentos aconchegantes, cheios de cultura, terapia e degustação de preparações fitoterápicas.

 

 

 

 

 

Assuntos: chás, Fisioterapia, Gefito, grupo de estudo

Leia Também

Programa nacional de bolsas de estudo está com inscrições abertas

Programa nacional de bolsas de estudo está com inscrições abertas Uma grana extra pra dar uma força durante a graduação […]

Iniciado cadastramento da imprensa para o Jogo Unifacisa X Flamengo

O cadastramento da imprensa para a cobertura do amistoso do jogo de basquete Unifacisa X Flamengo será iniciado nesta sexta-feira […]

Contratos do Fies para o segundo semestre já podem ser renovados

Não vai perder o prazo! O aditamento do Fies vai até o dia 31 de outubro. No caso de transferência […]

Unifacisa X Flamengo: estudantes Unifacisa já podem retirar ingressos

Está chegando o grande dia! No dia 25 de agosto, a partir das 19h, a Arena Unifacisa te espera para […]