Curso de Arquitetura propõe intervenções na cidade em Maratona de Projetos

Ascom | 8 de novembro de 2016, às 14:52

maratona-urbanismoPor Fernanda Moura

Como é possível melhorar a vida nas cidades, garantindo melhor infraestrutura e desenvolvimento urbano acessível a toda a população? As respostas são variadas, mas sem dúvida a arquitetura e o urbanismo reúnem boa parte das soluções possíveis.

Estas alternativas são o foco da Maratona de Projetos 2016.2, promovida pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Facisa, no próximo final de semana, 12 e 13 de novembro, no Cine-teatro São José.

O Evento contará com a participação de 45 alunos e professores das disciplinas envolvidas. O coordenador da graduação, professor Jean Carlo Fechine, disse que a atividade eleva a atuação do aluno a uma realidade frequentemente debatida no meio profissional da arquitetura e urbanismo: a cidade, sua gestão e seus potenciais. “Eventos desta natureza, com a participação de gestores públicos, favorecem grandemente atividades extraclasse e elevam a atuação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Facisa”, completou.

O professor reforçou que o curso tem realizado nos últimos dois semestres, experiências exitosas das mais relevantes para a graduação e para IES, dado o seu caráter interdisciplinar, “pois além de promover a integração entre os componentes de urbanismo e paisagismo, têm representado ações técnicas voltadas para um determinado município paraibano, escolhido pelos professores e alunos, promovendo inclusive apoio da gestão pública municipal”.

Os estudantes já realizaram a maratona nos municípios de Remígio e Bananeiras e, neste semestre, estão trabalhando em Alagoa Grande, sendo acompanhados pelo prefeito da cidade e pelo arquiteto da Prefeitura Municipal.

No final de toda maratona, acontece um júri formados por professores da Facisa, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e por arquitetos atuantes no mercado, para avaliar os trabalhos realizados e as possibilidades de aplicação. Nas versões realizadas em Remígio e Bananeiras, os prefeitos também participaram do júri.

No sábado a programação tem início às 8h e encerra às 18h, com apresentação de diagnóstico da cidade, lançamento de propostas de intervenção urbana, votação das propostas dos grupos, definição de projetos por grupo e início dos trabalhos. No domingo, a abertura acontece às 9h e o encerramento, às 18h, com apresentação parcial dos projetos, continuação de desenvolvimento de trabalhos e o júri final.

Assuntos: Arquitetura, Cidade, Facisa, Maratona, Projetos, Urbanismo

Leia Também

Programa nacional de bolsas de estudo está com inscrições abertas

Programa nacional de bolsas de estudo está com inscrições abertas Uma grana extra pra dar uma força durante a graduação […]

Iniciado cadastramento da imprensa para o Jogo Unifacisa X Flamengo

O cadastramento da imprensa para a cobertura do amistoso do jogo de basquete Unifacisa X Flamengo será iniciado nesta sexta-feira […]

Contratos do Fies para o segundo semestre já podem ser renovados

Não vai perder o prazo! O aditamento do Fies vai até o dia 31 de outubro. No caso de transferência […]

Unifacisa X Flamengo: estudantes Unifacisa já podem retirar ingressos

Está chegando o grande dia! No dia 25 de agosto, a partir das 19h, a Arena Unifacisa te espera para […]