Curso de Arquitetura propõe intervenções na cidade em Maratona de Projetos

Ascom | 8 de novembro de 2016, às 14:52

maratona-urbanismoPor Fernanda Moura

Como é possível melhorar a vida nas cidades, garantindo melhor infraestrutura e desenvolvimento urbano acessível a toda a população? As respostas são variadas, mas sem dúvida a arquitetura e o urbanismo reúnem boa parte das soluções possíveis.

Estas alternativas são o foco da Maratona de Projetos 2016.2, promovida pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Facisa, no próximo final de semana, 12 e 13 de novembro, no Cine-teatro São José.

O Evento contará com a participação de 45 alunos e professores das disciplinas envolvidas. O coordenador da graduação, professor Jean Carlo Fechine, disse que a atividade eleva a atuação do aluno a uma realidade frequentemente debatida no meio profissional da arquitetura e urbanismo: a cidade, sua gestão e seus potenciais. “Eventos desta natureza, com a participação de gestores públicos, favorecem grandemente atividades extraclasse e elevam a atuação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Facisa”, completou.

O professor reforçou que o curso tem realizado nos últimos dois semestres, experiências exitosas das mais relevantes para a graduação e para IES, dado o seu caráter interdisciplinar, “pois além de promover a integração entre os componentes de urbanismo e paisagismo, têm representado ações técnicas voltadas para um determinado município paraibano, escolhido pelos professores e alunos, promovendo inclusive apoio da gestão pública municipal”.

Os estudantes já realizaram a maratona nos municípios de Remígio e Bananeiras e, neste semestre, estão trabalhando em Alagoa Grande, sendo acompanhados pelo prefeito da cidade e pelo arquiteto da Prefeitura Municipal.

No final de toda maratona, acontece um júri formados por professores da Facisa, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e por arquitetos atuantes no mercado, para avaliar os trabalhos realizados e as possibilidades de aplicação. Nas versões realizadas em Remígio e Bananeiras, os prefeitos também participaram do júri.

No sábado a programação tem início às 8h e encerra às 18h, com apresentação de diagnóstico da cidade, lançamento de propostas de intervenção urbana, votação das propostas dos grupos, definição de projetos por grupo e início dos trabalhos. No domingo, a abertura acontece às 9h e o encerramento, às 18h, com apresentação parcial dos projetos, continuação de desenvolvimento de trabalhos e o júri final.

Assuntos: Arquitetura, Cidade, Facisa, Maratona, Projetos, Urbanismo

Leia Também

Inscrições para o Vestibular 2017.2 começam segunda (24)

A Comissão Executiva de Processo Seletivo (Cepros), do Cesed, inscreve a partir da próxima segunda-feira, 24, até o dia 19 […]

Professora de Direito coordenará Simpósio sobre direitos das mulheres

Campina Grande irá sediar, no período de 10 a 13 de outubro, o 3º Seminário Internacional Desfazendo Gênero. E a […]

Curso de Enfermagem promove semana de Minicursos e oficinas

O curso de Enfermagem da FCM-CG vai promover, no período de 08 a 12 de maio, uma semana de minicursos […]

Curso de Farmácia discute papel social e sanitário do farmacêutico

Acontece no período de 02 a 05 de maio, na FCM-CG, a II Semana de Farmácia. Serão realizadas palestras, reflexões […]