FCM realiza Dia D do Outubro Rosa e I Ciclo de Debates sobre Câncer de Mama

Ascom | 25 de outubro de 2016, às 17:50

imagem-materia-campanha-mulheres-do-peito-dia-d-3Por Fernanda Moura

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para este ano é de que 57.960 pessoas sejam diagnosticadas com a doença, que é rara entre os homens, representando apenas 1% do total.

Para reforçar a importância da prevenção, a FCM realizará nesta quinta-feira, 27,  em parceria com o projeto Mulheres de Peito, o tradicional Dia D do Outubro Rosa, nas dependências da própria faculdade, e o I Ciclo de Debates Facisa/FCM sobre Câncer de Mama, no Teatro Facisa, a partir das 8h.

Serão apresentados os seguintes temas: Epidemiologia, Fatores de Risco e Prevenção, com a mastologista Maria do Carmo Dias da Costa; Classificação BI RADS, com o radiologista Arthur José Ventura; Genética e Câncer de Mama, com Bianca Palmeira, oncologista e egressa da 1ª turma da FCM-CG; Quimioterapia: Quando Indicar?, com a oncologista Renata Loureiro; Reconstrução Mamária, com o cirurgião plástico Daniel Rolim. A mastologista Cristiane Santos, coordenadora do Mulheres de Peito, será a mediadora das palestras.

Além das palestras, acontecerá a distribuição dos laços símbolo da campanha, apresentação musical e como acontece todos os anos, a formação do laço humano, com a participação de colaboradores, alunos e visitantes da instituição.

Mulheres de Peito – O projeto tem sede no município de Cuité e foi idealizado pela mastologista Cristiane Santos. O objetivo rastrear em todo estado, mulheres acima de 40 anos em situação de vulnerabilidade social e com suspeita de câncer de mama. Estas mulheres têm a chance de receber diagnóstico precoce, o que aumenta o prognóstico positivo de combate à doença. Durante o mês Outubro Rosa as ações do projeto são intensificadas com campanhas de prevenção, palestras e ações sociais.

Assuntos: Câncer de Mama, Facisa, FCM, Outubro Rosa

Leia Também

Alunos de Enfermagem aproveitam começo de férias para cursos de atualização em emergência

Férias são sinônimo de nada a fazer. Correto? De jeito nenhum. Para os alunos de Enfermagem da Unifacisa é tempo […]

Unifacisa busca pentacampeonato no Paraibano de Basquete

Até agora foram 37 jogos e apenas uma derrota em 2017. O time de basquete da Unifacisa enfrenta o último […]

Estudantes de Biomedicina visitam Lar da Sagrada Face

Acolher, cuidar e doar! Alunos do curso de Biomedicina da Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande (FCM-CG) realizaram, no […]

Treinador de Futsal da Unifacisa leva prêmio de melhor técnico paralímpico

Foi uma noite de muita emoção. Pelo segundo ano consecutivo, o técnico de futsal da Unifacisa, Fábio Vasconcelos, que dirige […]