Aplicativo desenvolvido na Facisa vence a I Olimpíada de Inovação da PB

Ascom | 31 de outubro de 2015, às 15:20

4Por Roberta Lucena

Mais uma vez a Facisa mostra porque é uma instituição referência no estado e em toda região. O Cartpol, aplicativo desenvolvido no Laboratório de Tecnologia da Informação (LTI) da IES, foi campeão na I Olimpíada de Inovação da Paraíba.

O resultado foi divulgado neste sábado, 31, e alegrou a equipe formada pelos alunos do curso de Sistemas de Informação Bueno Nepomuceno, Arthur Martins, Atylla Gomes, Genilson Medeiros, Mateus Rodrigues, Pacelly Cordeiro, Rafael Nilton e Rômulo Diego. O aplicativo foi criado para contribuir de forma quantitativa e qualitativa com o trabalho estratégico/operacional da polícia e obteve o primeiro lugar entre 158 soluções submetidas ao evento.

Emocionado, o professor Adriano Santos, coordenador do projeto, falou sobre a importância da conquista e agradeceu a IES por investir no potencial inovador dos alunos. “Isso tudo representa o reconhecimento da excelência do nosso trabalho e com certeza estamos no caminho certo. Na Facisa, oferecemos uma formação com qualidade e essa conquista também é fruto dos investimentos que a IES realiza em ensino, pesquisa, tecnologia, inovação e estrutura”, relatou.

6A premiação contempla certificado, troféu, contrato de incubação sem custos e cursos de capacitação. Além disso, a equipe vencedora ainda visitará a Agência USP de Inovação, em São Paulo, e o Porto Digital de Recife, em Pernambuco.

De acordo com Bueno Nepomuceno, que é aluno do 4º período e trabalha no desenvolvimento do Cartpol, a comissão julgadora reconheceu a importância do aplicativo para o desenvolvimento do trabalho da polícia civil beneficiando assim a sociedade como um todo.

A equipe agora vai trabalhar na usabilidade do Cartpol fazendo pequenos ajustes para que a ferramenta seja utilizada pela polícia o mais rápido possível. O professor Adriano ainda comentou sobre as perspectivas futuras para o Laboratório. “Assim como já é missão da Facisa, o princípio adotado no LTI e no curso de Sistemas como um todo é fazer com que a tecnologia chegue para a sociedade em termos de serviço, criando assim soluções práticas e usando a computação aplicada a responsabilidade social”, disse.

Sobre o evento

A I Olimpíada de Inovação da Paraíba é uma ação conjunta das instituições públicas de ensino superior da Paraíba, com apoio de instituições socialmente reconhecidas pelo apoio ao desenvolvimento local e regional, tem como objetivo estimular, reconhecer, apoiar e divulgar a criatividade e o empreendedorismo, na comunidade da UFCG, visando a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão dentre as instituições públicas de ensino superior do Estado da Paraíba, e dessas com as demais instituições públicas ou privadas que estejam desenvolvendo ações inovadoras e empreendedoras com forte apelo social.

Para mais informações acesse o site da Olimpíada.

14  2

Ouça o áudio da matéria:

Assuntos: Cartpol, Facisa, LTI, Sistemas de Informação

Leia Também

Professores da Unifacisa integram nova gestão da direção nacional do IAB

Os professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifacisa, Fabiano Melo e Aída Pontes, foram nomeados para integrar a […]

Unifacisa celebra Dia da Vacinação com imunização da comunidade acadêmica

A importância da vacina no controle de doenças e na prevenção de epidemias é indiscutível. Mas, ainda há quem desacredite […]

Delegação da Unifacisa espera conquistar títulos inéditos no JUBS 2017

Desde 2013, quando foi iniciado o projeto Unifacisa em Movimento, o Centro Universitário vem ampliando a participação no JUBs – […]

Inscrições abertas para projetos de iniciação científica e de extensão

Para quem passou o ano se preparando para a oportunidade de entrar em um projeto de extensão ou de pesquisa […]