É hoje!!!

 

Programa de Reabilitação Acelerada é tema de debate em aula inaugural de pós em Fisioterapia Traumato Ortopédica e Esportiva.

Confira no link: http://www.cesed.br/portal/?p=19847

 

Geral

VENHA PARA O CINECLUBE FACISA!!!

No dia 20/04/2013, acontecerá mais uma exibição do Cineclube Facisa. E atendendo a pedidos, até dia 15/04/2013, estará disponível uma enquete para escolher o próximo filme a ser assistido e debatido.   Participe dando seu voto no site:  http://cesed.br/cineclube/

Geral

Curso de Fisioterapia da FCM é pioneiro na oferta do Curso de Jogos Virtuais em Fisioterapia

Geral

Representantes do curso de Fisioterapia participam de fórum promovido pelo CREFITO

Por Jerfferson Medeiros

A Coordenação do curso de Fisioterapia da FCM participou, no dia 31 de agosto, no auditório da UFPB, do V Fórum de Ensino de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, promovido pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região – CREFITO 1.

Os coordenadores do Curso de Fisioterapia, Luciana Vaz e Sandro Mangueira, destacaram que a oportunidade ofereceu um excelente espaço para discussão sobre o processo de ensino e formação profissional.

Participaram, também, do fórum, a professora Clara Crispim e dois alunos, Marina Moura Ribeiro e Pablo Ivan, representando o corpo discente da FCM-CG.

Geral

Cursos de Fisioterapia e Medicina realizam palestras educativas na Clínica Escola

 

Por Jerfferson Medeiros

Alunos do 9º período dos cursos de Fisioterapia e de Medicina, da FCM-CG, proferiram palestras educativas na manhã desta quarta-feira (05) para os pacientes da Clínica Escola. Na oportunidade, os estudantes falaram sobre neuropatia diabética, tratamento fisioterapêutico na úlcera diabética, fisioterapia respiratória e educação em diabetes.

As atividades fazem parte de ações da Clínica Escola, cujo objetivo é informar e promover saúde, possibilitando, também, aos alunos aplicarem os conhecimentos teóricos à prática.

A supervisora de estágio em fisioterapia, Maria do Socorro Luna Cruz destaca a importância do evento, bem como a participação de dois cursos da área de saúde. “A multidiscilplinaridade e a interdisciplinaridade são necessárias para a melhoria e bem-estar do paciente. As diferentes áreas da saúde se complementam”, disse.

Na ocasião, os alunos distribuíram aos presentes cartilhas educativas, com uma linguagem acessível, acerca das temáticas abordadas. “Informar é imprescindível”, destacou a supervisora.

 

Geral

VI SEMANA DE REFLEXÃO SOBRE A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. PARTICIPEM!!

VI Semana de Reflexão sobre a Estratégia Saúde da Família

Nesta próxima semana, acontece a sexta edição das semanas de reflexão sobre a ESF (Estratégia Saúde da Família) já realizadas na Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande (FCM-CG).

Neste semestre 2012.1, temos uma programação de refinada qualidade, através da exposição de banners, no período de 18 a 22 de Junho, no hall do 2º andar, e mais duas mesas redondas.

A 1ª mesa-redonda acontece no dia 19 de junho, das 17h às 19h.

Nesse final de tarde da 3ª feira (19/06), o tema em discussão será o PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica).

A exposição principal do tema é feita pelo Professor Luciano Bezerra Gome s, do Departamento de Promoção da Saúde da Universidade Federal da Paraíba – UFPB – Campus I (João Pessoa) . O professor Luciano Bezerra Gomes tem acompanhado bem de perto o desenvolvimento do PMAQ, por estar constituindo, desde o seu início, um grupo de trabalho nacional que está elaborando o processo de avaliação externa do referido programa no Brasil e coordenará o processo de avaliação externa na Paraíba.

Como debatedores/as da exposição do professor Luciano Bezerra Gomes, estão definidos os seguintes nomes:

  1. Dra Claudia Veras, secretária executiva da Saúde do Estado da Paraíba;
  2. Dra Priscila Nunes, representante do Departamento de Atenção Básica/MS e apoiadora do Ministério da Saúde junto a Estratégia Saúde da Família, para o Estado da Paraíba;
  3. Dr Marcos Vasconcelos, presidente da Associação Paraibana de Medicina de Família e Comunidade (APMFC);
  4. Dra Joelma Greicy, gerente de Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande .

A presidência da mesa-redonda será da secretária municipal de saúde de Campina Grande, Dra Marisa Agra.

A 2ª mesa-redonda, dia 21/06 (quinta-feira), acontece das 9h às 12h da manhã
.

Esta segunda mesa será protagonizada pelos representantes de oito equipes do 8º período 2012.1, do curso de medicina da FCM, que apresentarão a sua vivência teórico-prática sobre os temas Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde do Idoso, HIPERDIA, TB & HANSEN, Trabalho Educativo em Saúde, Sistemas de Informação em Saúde e Visita Domiciliar na Estratégia Saúde da Família (atenção primária à saúde).

Serão debatedores/as dos temas apresentados pelos alunos do 8º período, os acadêmi cos do Internato da FCM, que estão atualmente no rodízio de Saúde Coletiva. A presidência da mesa é do professor Erinaldo Guimarães, coordenador da área de Saúde Pública do Internato da FCM.

Lembramos a tod@s a necessidade de inscrição de todos os estudantes, na secretaria do curso de medicina, para ter acesso à na VI Semana de Reflexão sobre a Estratégia Saúde da Família, através da doação de 01 Kg (um quilo) de alimentos não perecíveis, que serão repassados para instituições beneficentes de Campina Grande.

O certificado conferido pela participação é de 20 horas/aula.

Contamos com o apoio de tod@s para o sucesso da iniciativa em mais este semestre!

Geral

FCM Promove a VI Semana de reflexão sobre a saúde da Família. Participem desta atividade interdisciplinar!!

A Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande (FCM-CG) realizará, de 18 a 22 de junho de 2012, a VI Semana de Reflexão sobre a Estratégia Saúde da Família que acontece na unidade do Itararé, do Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento (CESED).

  1. TEMA CENTRAL:
    Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica em Saúde

  1. OBJETIVOS:

 

  • Aprofundar o conhecimento e a discussão sobre o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), que é um Programa que procura induzir a instituição de processos que ampliem a capacidade das gestões federal, estaduais e municipais, além das Equipes de Atenção Básica, em ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população;

  • Proporcionar à comunidade universitária do CESED/FCM, outras IES (públicas ou privadas), gestores da saúde e profissionais – com atuação na atenção básica em saúde de Campina Grande e cidades circunvizinhas – e à população em geral, um conjunto de conceitos teórico–práticos no contexto do papel da equipe interdisciplinar que atua na Estratégia Saúde da Família;

  • Desenvolver o levantamento aprofundado das funções precípuas da ESF, como porta de entrada do Sistema Único de Saúde;

  • Investigar, avaliar e analisar criticamente a prática da ESF no contextos da promoção da saúde e da clínica ampliada {priorizando as áreas de 1) Saúde da Criança; 2) Saúde da Mulher 3) Saúde do Idoso; 4) Controle de Diabetes e Hipertensão – HiperDia – ; 5) Tuberculose & Hanseníase ; 6) Visita Domiciliar; 7) Sistemas de Informação em Saúde na atenção primária em saúde; 8) Trabalho Educativo e construção de redes de apoio comunitário} .

 

 

3. PROGRAMAÇÃO

 

VI Semana de Reflexão Sobre a Estratégia Saúde da Família

18 a 22 de junho de 2012

Dia 18 de junho – Segunda-feira

A partir das 8h

Local: Hall do 2º andar do CESED/FCM

Exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos/as estudantes do 8º período, durante o semestre 2012.1, sob a forma de banners, com dimensões de 1m30cm de altura e 90cm de largura, abordando os seguintes temas:

 

  • Visita Domiciliar na Estratégia Saúde da Família (ESF)
  • Consulta Clínica em Saúde da Mulher na ESF
  • Consulta Clínica em Saúde da Criança na ESF
  • Consulta Clínica em Saúde do Idoso na ESF
  • Consulta Clínica em HIPERDIA (Hipertensão e Diabetes) na ESF
  • Consulta Clínica em Tuberculose e Hanseníase na ESF
  • Sistemas de Informação em Saúde na ESF
  • Trabalho Educativo na ESF

 

Observação: Os posters/banners deverão ficar em exposição para visitação pública no período de uma semana (18 a 22 de junho de 2012), em horário integral, com monitores/as do 8º período, em sistema de rodízio, recebendo os/as interessados/as pelos temas.

 

Dia 19 de junho – Terça-feira

16h30 às 19h30min

Local: Auditório do CESED/FCM (cinema) – Andar Térreo

 

Mesa Redonda 1: PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ)

Presidente da Mesa: Profa. Marisa Agra
Secretaria de Saúde do município de Campina Grande-PB

Expositor: Professor Luciano Bezerra Gomes
Professor do Departamento de Promoção da Saúde, do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba – UFPB; Mestre em Clínica Médica (Conceito CAPES 7), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.


Debatedores/as:

  • Claudia Veras (Secretária Executiva da Saúde, do Governo do Estado da Paraíba);
  • Priscila Nunes (Representante do Ministério da Saúde, na PB);
  • Joelma Greicy (Gerente da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura Municipal de Campina Grande-PB);
  • Marcos Vasconcelos (Presidente da Associação Paraibana de Medicina de Família e Comunidade).

Dia 21 de junho – Quinta-feira

9h às 12h

Local: Auditório do CESED/FCM (cinema) – Andar Térreo

 

Mesa Redonda 2: “PROGRAMAS OFERECIDOS PELA ESF À POPULAÇÃO ADSCRITA” .

Expositores: Alunos do 8º Período do curso de medicina da FCM-CG

(participação de 01 representante de cada um dos 08 grupos – sobre os temas, acima referidos, nos ‘banners’ que já estarão expostos no hall, desde a manhã do dia 18/06/2012 – .


Debatedores:Alunos do Internato da FCM-CESED (Rodízio de Saúde Coletiva – Coordenados pelo Prof. Erinaldo Guimarães)

Observações:

  • Cada estudante do 8º período (escolhido como porta-voz do seu grupo) terá 10 minutos para apresentação oral do trabalho, perfazendo assim a duração de 80 minutos (01 hora e 20 minutos) de duração das apresentações;
  • 30 minutos para debates e comentários dos estudantes do Internato da FCM-CG (rodízio de Saúde Coletiva) e participação da plenária, após a mesa-redonda.

 

 

 

Realização:
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO – CESED
Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande – FCM
(8º Período – 2012.1)

Apoios:
Secretaria de Estado da Saúde do Governo da Paraíba
Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Campina Grande-PB
Associação Paraibana de Medicina de Família e Comunidade – APMFC
Liga Acadêmica de Saúde Coletiva de Campina Grande – LIASC

Geral

Fisioterapeuta e egresso da FCM profere palestra para os alunos do 1º período de Fisioterapia. Grande prazer em recebê-lo. O relato de sua experiência é um grande exemplo!!

 

Por Jerfferson Medeiros

Dando continuidade às atividades de valorização do aluno egresso, do curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências de Campina Grande (FCM-CG), foi realizada na terça-feira, 22, palestra com case do sucesso do referido curso, proferida pelo fisioterapeuta Fábio José da Silva. Ele apresentou, para os alunos do 1º período, a temática traumatologia, que é sua área de atuação na Clínica Escola da FCM.

Fábio falou, ainda, sobre sua atuação profissional, enfatizando o respaldo que lhe foi dado pela IES. Destacou a importância de se conhecer os diversos ramos da fisioterapia, por se tratar de uma área ampla, e das aulas diferenciadas, ministradas pela coordenadora Luciana Vaz, que convida egressos para expor suas experiências.

Para o vice-coordenador, Sandro Mangueira, valorizar o egresso do curso de Fisioterapia é importante para eles, bem como, é uma forma de incentivo para os estudantes novatos, haja vista que muitos dos ex-alunos da instituição estão inseridos no mercado de trabalho.

“O campo de atuação da fisioterapia tem se expandido muito e nossos egressos têm conquistado cada vez mais espaço nesse mercado, isso mostra a qualidade e o zelo do ensino da IES”, finalizou a coordenadora Luciana Vaz.

Geral
TOPO