Dia Internacional do Farmacêutico – 25 de setembro – Parte II

  

Ainda em comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico, a Coordenação do Curso de Farmácia, Marisa Agra, juntamente com a Coordenação da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), Januária Lima, Coordenação dos Laboratórios UNIFACISA, Alyne Portela e Coordenação dos Estágios Supervisionados em Farmácia, Adriana Amorim parabenizaram os futuros Farmacêuticos, atualmente cursando  1º, 2º, 3º e 4º períodos com quatro cadernos do Ministério da Saúde, CUIDADO FARMACÊUTICO NA ATENÇÃO BÁSICA.

  

Sem categoria

Dia Internacional do Farmacêutico – 25 de setembro – Parte I

Farmacêuticos do Brasil e do Mundo comemoram no dia 25 de setembro o Dia Internacional do Farmacêutico com objetivo de unificar a classe dos farmacêuticos mundialmente.

Sendo assim o curso de Farmácia da UNIFACISA não poderia ficar de fora e na segunda feira, dia 25, levou para o Parque da Criança, das 06:00 às 10:00 horas, serviços de saúde como aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Além da informação segura a respeito dos medicamentos: uso racional e descarte consciente.

 

  

Os alunos e professores envolvidos nos Projetos de Extensão do CIM – Centro de Informação sobre Medicamentos e do Descarte Consciente estiveram alertando a comunidade sobre os riscos do uso irracional dos medicamentos e sobre a forma correta do descarte dos mesmos.

 

  

  

  

O evento em comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico foi divulgado no Portal do Conselho Regional de Farmácia da Paraíba – CRF-PB:

A Unifacisa comemora o dia internacional do farmacêuticos

http://www.crfpb.org.br/responsive/item/366-unifacisa

Orientação farmacêutica realizada em Campina Grande

http://www.crfpb.org.br/responsive/item/365-orientacao-farmaceutica-realizado-em-campina-grande

Sem categoria

Curso de Interpretação Clínica do Hemograma

   

Curso de Interpretação Clínica do Hemograma com a professora Dra. Sandra Rezende de Andrade. Promovido pelo Conselho Federal de Farmácia e Conselho Regional de Farmácia da Paraíba-PB e apoio da UNIFACISA, através do Curso de FARMÁCIA, foi realizado nos dias 15 e 16 de setembro de 2017 no Cinema-Auditório da UNIFACISA.

   

O Hemograma é o exame mais solicitado pelos médicos, de fácil execução, de baixo custo e de grande importância no conjunto de dados que são avaliados para o suporte no diagnóstico de uma série de doenças e/ou sua evolução, a exemplo das anemias, leucemias, alergias, infecções bacterianas e virais, processos inflamatórios, entre outras.

  

É de suma importância para o Farmacêutico saber avaliar  os elementos do sangue de forma quantitativa e qualitativa. Dessa forma, o Curso apresentou, forneceu dados, informações importantes através de Casos Clínicos, que muitas das vezes passam desapercebidos ou que não são interpretados e valorizados como deveriam ser, tamanha sua relevância.

  

   

Evento divulgado no Portal do Conselho Regional de Farmácia da Paraíba – CRF-PB

Realizado ontem o Curso de interpretação clínica do Hemograma.
http://www.crfpb.org.br/responsive/item/362-realizado-ontem-o-curso-de-interpretacao-clinica-do-hemograma

 

Sem categoria

Alunos de Farmácia participam da Feira de Genômica na Praça da Bandeira

Mais de 120 alunos dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Nutrição da Unifacisa/FCM participaram na sexta-feira, 02 de junho, de uma Feira de Genômica, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Praça da Bandeira, no centro de Campina Grande.

De acordo com o Coordenador da Feira, Prof. Felippe Barbosa, a ideia é levar a população informações sobre algumas doenças que tenham influência genética, “os estudantes vão expor através de atividades interativas, como jogos, distribuição de brindes e degustação de alimentos, informações sobre doenças que algumas pessoas não sabem que possuem influência genética”.

Os alunos do 1º período de Farmácia, da disciplina de Fundamentos da Genética, apresentaram trabalhos abordando os temas:

  1. Câncer de Próstata
  2. Diabetes 1
  3. Síndrome do Super Homem e Síndrome da Super Mulher
  4. Síndrome de Hutchinson-Gilford
  5.  Intolerância a lactose

Fonte: Ascom – http://www.cesed.br/portal/?p=46591

  

Sem categoria

Alunos de Farmácia e Biomedicina realizam ação social na APAE

 

A visita aconteceu no dia 24 de maio com os alunos do 3º período de Farmácia e Biomedicina, conduzidos pelas professoras Francilene Morais que leciona Psicologia em Saúde e Celênia Macedo, da disciplina Ciências Sociais e Filosofia na Saúde.

Uma ação de humanização e doação, assim foi o trabalho realizado pelos alunos dos cursos de Biomedicina e Farmácia da Unifacisa/FCM, na APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, aqui em Campina Grande. Sob a coordenação das professoras Drª Francilene Araújo de Morais e Msc. Celênia Macêdo, mais de cinquenta alunos promoveram doação de roupas e calçados para o brechó da Instituição, plantaram árvores e conheceram os serviços da Associação.

De acordo com a professora Francilene Araújo, essa foi a primeira vez que os alunos estiveram na Associação. “Foi um trabalho muito gratificante, podemos mostrar aos estudantes das disciplinas de Psicologia em Saúde e Ciências Sociais e Filosofia em Saúde, os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula com vivências práticas. Pretendemos realizar outras visitas porque o resultado foi muito engrandecedor”, afirmou.

(Por ASCOM – http://www.cesed.br/portal/?p=46573)

 

Sem categoria

Utilização do Lúdico como Ferramenta Didática de Auxílio na Prevenção de Parasitoses e Câncer.

Alunos do 3º período de Farmácia realizaram na última quinta feira (25/05/17) uma apresentação da culminância das disciplinas de Parasitologia e Patologia, ministradas respectivamente pelas professoras Patrícia Pinheiro e Anajás Cantalice.

A proposta da atividade didática intitulada “Utilização do lúdico como ferramenta didática de auxílio na prevenção de parasitoses e câncer”, com o uso de metodologia ativa, foi excelentemente cumprida pelos alunos através de peças teatrais, paródias, fantoches, etc. utilizando como tema a Prevenção de parasitoses e Câncer de útero, próstata e intestino. Os alunos com bastante apropriação dos conteúdos que foram ensinados no decorrer do período em curso, demonstraram de forma lúdica e criativa, maneiras de prevenção das doenças provocadas por parasitoses, a exemplo da lavagem das mãos e dos alimentos, bem como maneiras de prevenir e diagnosticar o câncer de colo de útero, próstata e intestino. (Por professora Patrícia Pinheiro)

  

 

      

Sem categoria

CIM UNIFACISA em Ação.

 

  

 

            

Nos dias 10, 12 e 20 de maio, alunos que compõem o Centro de Informação sobre Medicamentos – CIM, estiveram na presença de professores do curso de Farmácia, em Ações Sociais, a convite da Coordenação de Eventos da UNIFACISA.

O CIM realiza ações de estímulo ao uso racional de medicamentos prestando informações farmacêuticas para comunidade, profissionais e estudantes.

Dia 10/05 – Terminal de Integração;

Dia 12/05 – Praça da Bandeira;

20/05 – Casa Dr. João Moura

 

     

 

 

        

Sem categoria

II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde

     

II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde – II CONBRACIS

Com a temática Saúde em Debate: Inovação e Desafios, o II CONBRACIS, acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de junho no Centro de Convenções Raimundo Asfora e conta com o apoio Institucional da UNIFACISA.
E como na edição anterior, este ano, alunos de Farmácia e de Biomedicina tiveram trabalhos aceitos contribuindo dessa forma com o debate sobre a Saúde no nosso país.

Trabalhos que serão apresentados no II CONBRACIS:

1. Fitoterapia aplicada à pacientes com infecção urinária. Orientadoras: Maine Confessor; Daniela Vilar e Marina Vilar. Aluno: Pablo Grieco – BIOMEDICINA

2. Plantas medicinais no tratamento de doenças respiratórias. Orientadoras: Maine Confessor; Daniela Vilar e Marina Vilar. Aluna: Mayanny Celly  Mélo – FARMÁCIA

3. Efeitos e reações do uso oral da isotretinoína: uma revisão bibliográfica. Orientadores: Rômulo Santos e Isabela  Arruda.  Alunas: Dara Rayanne Guedes; Thaynã Crysley Tavares e Mariana Melo – BIOMEDICINA

4. Microcefalia: uma abordagem holística da síndrome. Orientadora: Isabela Tatiana Sales de Arruda.  Alunas: Thaynã Crysley Tavares; Dara Rayanne Guedes; Dáfine Andrade e Fernanda Oliveira – FARMÁCIA e BIOMEDICINA

5. Síndrome de hutchinson-gilford (progéria): uma breve revisão bibliográfica sobre a influência genética e tratamento. Orientador: Felippe Barbosa.  Alunos: Dara Rayanne Guedes; Thaynã Crysley Tavares; Dáfine Andrade e Pablo Grieco Silva – BIOMEDICINA

6. A relação entre emoção e depressão no contexto da saúde humana e os diversos meios terapêuticos no tratamento de pacientes depressivos. Orientadora: Francilene Araújo de Morais. Alunos: Thaynã Crysley Tavares; Dara Rayanne Guedes; Pablo Grieco Silva e LaryssaLays Silva – FARMÁCIA e BIOMEDICINA

7. Municipalização de setores regulados pela vigilância sanitária: panorama das drogarias do município de Goiana – PE. Orientadores: Rômulo Santos e Marisa Agra.  Alunas: Lady Beatrhyz Souza e Waleska Souza – FARMÁCIA

 

Sem categoria

FITO TERAPIA CULTURAL – TEMÁTICA CALMANTE – 3º ENCONTRO

Mais um chá fitoterápico super proveitoso!

A temática desse mês foi sobre terapia calmante, essencial pro dia a dia corrido.

Foram degustados ótimos chás de folha de laranjeira e outro de artemísia com erva doce!

E pra quem não é tão adepto a chás? Suco de maracujá com folha de maracujá! Deliciosos!

Como parte da terapia proposta pelo Fitoterapia Cultural, contamos com a presença maravilhosa de Clara Adamastor (egressa em fisioterapia) e Mariana Adamastor!

Foram passadas ótimas técnicas relaxantes: Lian gong e meditação. O que proporcionou muita paz interior e conexão com a natureza. Fazendo desse encontro um momento singular!

  

 

Sem categoria

Divulgação da inauguração do Centro de Informações sobre Medicamentos

Você conhece o Centro de Informações sobre Medicamentos da Faculdade de Ciência Médicas – FCM? O projeto, que tem caráter educativo e orientador, presta informações farmacêuticas para comunidade, profissionais e estudantes.

Vejam os vídeos:

  1. TV Itararé: https://www.youtube.com/embed/Q4NYqQoDWOE?start=1420&end=1643&version=3
  2. TV Paraíba: http://g1.globo.com/pb/paraiba/jpb-1edicao/videos/t/campina-grande/v/projeto-da-orientacoes-sobre-medicamentos/5851002/
Sem categoria
TOPO