Encerramento de Introdução à Farmácia – Semestre 2018.1

Como de costume, no fechamento da disciplina, é sempre bom falar para os alunos que não importa se é o primeiro, terceiro ou último semestre na faculdade… O importante é que apesar das dificuldades surgidas ao longo do semestre, o ciclo se completou, dando oportunidade para uma nova etapa.

Seguem imagens desse encerramento de ciclo que muito representa o afeto, a boa convivência compartilhada com vocês, queridos alunos do P1 de Farmácia do componente curricular Introdução à Farmácia. Aproveitem bem as férias e não esqueçam de “devorar” os 04 livros recebidos que compõem o Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica, cadernos elaborados pelo Ministério da Saúde. Boa leitura e aprendizado!!!

Sem categoria

#AulãoShow – Exposição dos Cursos da UNIFACISA/FCM

No sábado passado (16/06/18) alunos e professores de Farmácia estiveram no hall do Teatro Unifacisa expondo sobre o Curso de Farmácia juntamente com os demais cursos da Instituição. O objetivo da exposição era mostrar através dos cursos da Unifacisa/FCM/ESAC, as diferentes áreas e cursos que os estudantes do 3º ano médio possam conhecer e definir qual profissão desejam seguir.

Nos intervalos do aulão show, os estudantes passavam nos estandes e buscavam tirar suas dúvidas a respeito do curso, duração, áreas de atuação, empregabilidade, entre outros esclarecimentos.

Sem categoria

Vivência na Casa do Menino – 15/06/2018

Vivência dos alunos do 3º período de Farmácia no componente curricular Psicologia em Saúde com a professora Dra. Francilene Araújo Morais.

Entre os diversos conteúdos abordados no componente curricular de Psicologia da Saúde no curso de Farmácia, cita-se o “Desenvolvimento Humano”, que abrange os principais aspectos do ciclo vital, que vai desde o nascimento, passando pela infância, adolescência, vida adulta, terceira idade e morte. Os alunos escolheram trabalhar com crianças, culminando com uma atividade em campo (extra muro) na tarde do dia 13/06/2018) na Casa do Menino.

As atividades práticas foram elaboradas, levando em consideração tanto as necessidades do local quanto a faixa etária das crianças. Ou seja, realizamos quatro oficinas:

a) Oficina das miçangas: Os alunos ensinaram as crianças a fazerem suas próprias pulseiras;

b) Oficina das Boas Maneiras: Os alunos ensinaram as crianças a importância do “bom comportamento” nas relações interpessoais, destacando princípios de organização, respeito e responsabilidade;

c) Oficina dos protozoários: Os alunos construíram um jogo e mediante atividade lúdica ensinaram as crianças questões referentes ao uso racional de medicamentos;

d) Oficina da Memória: O alunos, mediante o uso do jogo da memória ensinaram as crianças noções de higiene pessoal, como lavar as mãos e escovar os dentes.

Todas as 50 meninas, em sistema de rodízio, participaram das quatro oficinas. Além disso, usufruíram de um lanche coletivo e receberam uma lembrancinha (pasta de dente, sabonete, escova de dente).

A professora Francilene Morais relatou que ” a experiência foi muito gratificante. O objetivo de articular a teoria com a prática foi alcançado, possibilitando sensibilizar nossos alunos para com o cuidado com o próximo”.

“Saímos de lá felizes….. com a certeza  de que não só contribuímos para o bem estar e aprendizado das crianças como também aprendemos  com o jeito simples delas viverem”, completou com um largo e feliz sorriso.

 

Sem categoria

Caminhos exitosos do Farmacêutico! Trilhando os caminhos dos alunos do P1 de Farmácia…

A profissão de farmacêutico é uma das mais antigas da humanidade. Há milhares de anos, os chineses já buscavam a cura de doenças através de remédios feitos com extrato de plantas.

O papel do farmacêutico é fundamental no cuidado e na promoção da saúde individual e coletiva.

Trilhando os caminhos percorridos pelos alunos do P1 de Farmácia através do componente curricular, Introdução à Ciência da Farmácia, com professora Marisa Agra.

Na pesquisa, avaliando, aprimorando, descobrindo e desenvolvendo novos medicamentos. O trabalho do farmacêutico é indispensável para o sucesso das pesquisas… Laboratório de Desenvolvimento e Ensaios de Medicamentos – LABDEM/UEPB.

Na regulação buscando minimizar as ameaças à saúde, protegendo o indivíduo dos riscos sanitários… Gerência de Vigilância Sanitária – GEVISA.

Na eficiência e eficácia dos laboratórios de análises clínicas nos bancos de sangue, garantindo uma bolsa de sangue e frações 100% isenta de contaminações, onde em muitos casos, a transfusão de sangue é a única esperança de vida para o paciente… Hemocentro Regional de Campina Grande.

Na Perícia técnica e científica, com laudos perfeitos, sendo essencial como instrumento de elucidação de crimes, desvendando crimes… Instituto de Polícia Científica – IPC

Na Farmácia Hospitalar, onde o farmacêutico possui complexas responsabilidades, compromissos, funções e responsabilidades, garantindo o uso seguro e racional dos medicamentos prescritos e respondendo à demanda de medicamentos dos pacientes hospitalizados… Farmácia Central do Hospital Pedro I

O Brasil caminha para ser um dos maiores mercados farmacêuticos do mundo e são muitas áreas e oportunidades, mais de 130 especialidades, definidas pela Resolução nº 572/2013, do Conselho Federal de Farmácia (CFF), permitindo possibilidades múltiplas de atuação na profissão de Farmácia.

Sem categoria

A visita de #Jack no Curso de Farmácia

JACK NA GRADUAÇÃO 🐊💥 | TEMP. 01 EP 09 “Aquele sobre a aula de Farmácia”

No curso de hoje, Jack fez várias experiências no laboratório de Farmácia e compreendeu que um aluno graduado no curso da Unifacisa se torna um profissional da área de saúde, com formação centrada nos fármacos, nos medicamentos e na assistência farmacêutica, e, de forma integrada, com formação em análises clínicas e toxicológicas, em cosméticos e em alimentos, em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade, garantindo a utilização segura e eficaz dos medicamentos, conforme Resolução CNE/CES nº 6, de 19/10/2017.

edf

ozedf

edf

edf

edf

edf

dav

 

 

Sem categoria

05/05 – Encerramento da III Semana de Farmácia e IV Semana do Uso Racional de Medicamentos (URM) 2018

  

Encerramento da III Semana de Farmácia e da IV semana do Uso Racional de Medicamentos.

O encerramento ocorreu no dia 05/05/2018 na Praça da Bandeira com alunos e professores do curso de Farmácia da UNIFACISA

A automedicação ainda é uma cultura muito resistente na sociedade brasileira e o uso inadequado de medicamentos pode acarretar sérios prejuízos para a saúde podendo até levar a morte do paciente. Em todo o Brasil é registrado duas intoxicações por hora por medicamentos, segundo o Sistema Nacional de Informações Tóxico- Farmacológicas da Fundação Oswaldo Cruz (Sinitox – Fiocruz).

E para alertar sobre os cuidados que devem ser observados no uso de medicamentos, alunos e professores do Curso de Farmácia da UNIFACISA estiveram no dia 05/05/2018 em comemoração ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento, prestando atividades de serviços farmacêuticos para a comunidade:

  • Aferição de pressão arterial;
  • Teste rápido de glicemia (HGT);
  • Verificação do peso e altura;
  • Orientações sobre o URM e o Descarte Consciente dos medicamentos em desuso.

Mas, afinal, o que é Uso Racional de Medicamentos (URM)?
Um conceito simples: uso racional significa que o medicamento foi prescrito para o paciente por um profissional de saúde habilitado para essa função; que o medicamento deve ser usado de maneira correta, conforme indicado na prescrição; nos horários corretos, na quantidade receitada e no período de tempo recomendado. Qualquer
uso além disso pode colocar a saúde do paciente em risco.

Dicas importantes:

• Jamais tome um medicamento sem orientação de um profissional de saúde.

• Se o paciente tem qualquer dúvida sobre uso de medicamentos ou sobre a prescrição ele pode e deve procurar um farmacêutico.

• Tome medicamento somente com água, evite outro tipo de bebida pois podem interferir no eficácia do medicamento;

• Evite ingerir bebida alcoólica se estiver utilizando algum medicamento;

• Não abra as cápsulas, não amasse os comprimidos e não dilua o conteúdo em água ou outro líquido sem a orientação do médico, dentista ou do farmacêutico;

• Não misture medicamentos sem a devida orientação. O uso de um medicamento pode prejudicar o efeito do outro ou causar alguma reação inadequada;

• Para a sua segurança compre medicamento somente em farmácias;

• Não tome medicamento vencido, sua saúde depende desse cuidado!

• Utilize antibióticos apenas com receita médica, devidamente prescrito pelo médico ou dentista e com orientação do farmacêutico. O antibiótico deve ser utilizado pelo período completo indicado da prescrição, não interrompa o uso para evitar recaída e aumento da resistência bacteriana.

Sem categoria

Curso Excelência Farmacêutica – 2º Módulo 03 e 04 de maio de 2018

    

 

Programação do Curso Excelência Farmacêutica

O 2º Módulo: Serviços Farmacêuticos – 03 e 04 de maio de 2018 foi ministrado pelas farmacêuticas Déborah Marques e Patrícia Navarro.

1º dia apresentação dos Serviços Clínicos Farmacêuticos e no 2º dia a oficina de Serviços e Procedimentos.

Temas abordados no 2º Módulo – Serviços Clínicos Farmacêuticos:

  • Estrutura necessária para os serviços farmacêuticos
  • Processo de cuidado farmacêutico
  • Pilares para realização dos serviços farmacêuticos
  • Método clínico
  • Consulta farmacêutica
  • Semiologia e Anamnese farmacêutica
  • Prescrição farmacêutica
  • Serviços farmacêuticos
  • Procedimentos de suporte aos serviços
  • Oficinas de Serviços e Procedimentos

 

Sem categoria

Abertura da III Semana de Farmácia e IV Semana do Uso Racional de Medicamentos

    

O Curso de Farmácia da UNIFACISA em parceria com o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e Conselho Regional de Farmácia da Paraíba (CRF-PB) realizou a abertura da III Semana de Farmácia e IV Semana do Uso Racional de Medicamentos com um debate sobre os avanços na profissão de Farmácia e a atuação do farmacêutico nos serviços voltados para a comunidade.

A mesa foi composta pelas Farmacêuticas: Marisa Agra, Patrícia Navarro, Deborah Marques e Thayse Silva Medeiros

Deborah Marques possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense, especialista em Farmácia Magistral Alopática. Especialista em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica. Pós-Graduada em Varejo Farmacêutico. Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior.

Patricia Navarro possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Habilitação em Analises Clinicas e Indústria. Membro do Grupo de trabalho de farmácia comunitária do CFF – ComFar, Conselheira Federal Suplente pelo estado da
Paraíba.  Áreas de Atuação Farmácia Comunitária e Farmácia Hospitalar.

Thayse Silva Medeiros possui graduação em Farmácia pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Atua como farmacêutica no Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF em Campina Grande.

Sem categoria

Roda de conversa com a Farmacêutica Kaeliny Costa da ABRACE

 

A turma do 1º período de Farmácia, recebeu hoje durante a aula do componente curricular Introdução à Farmácia, a convidada especial, a farmacêutica Kaeliny Costa.

Kaeliny Costa é farmacêutica efetiva da Unidade de Pronto Atendimento (UPA – 24h) e responsável farmacêutica da Associação Abrace Esperança. A Abrace Esperança é a única Associação na Paraíba com autorização judicial para o cultivo, extração e manipulação das plantas ricas em CBD e THC para fins medicinais. Também atua nas pesquisas com o uso dos extratos e tinturas ricos em Canabidiol procedentes da Cannabis Sativa, Indica ou Rudarelis.

Portanto, mais uma área de atuação do farmacêutico sendo esclarecida e que envolve compromisso e responsabilidade social da profissão.

Para maiores informações sobre a Abrace Esperança: https://abraceesperanca.org.br/home/

 

Sem categoria

Curso Excelência Farmacêutica – 1º Módulo 12 e 13 de abril de 2018

O curso Excelência Farmacêutica iniciou-se hoje, dia 12/04 e amanhã se encerra o 1º módulo, Gestão Farmacêutica, ministrado pelo Farmacêutico Amílson Álvares Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Tocantis. No primeiro dia foram abordados temas bastantes interessantes a exemplo de Administração eficiente da farmácia; Análise da saúde financeira da empresa; Desafios da gestão farmacêutica; Precificação; Marketing; Custo de Mercadoria Vendida (CMV); Curva ABC da farmácia, entre outros. O público presente, em sua maioria, estudantes de Farmácia, foi bem participativo, interagindo com o palestrante.

O curso de Excelência Farmacêutica é destinado a qualificar farmacêuticos proprietários de farmácia, responsáveis técnicos por estes estabelecimentos e estudantes de Farmácia, capacitando-os em gestão de negócios e serviços farmacêuticos, estimulando o empreendedorismo no setor.

O curso é coordenado pelo Grupo de Trabalho de Farmácia Comunitária (CONFAR) do CFF, totalizando uma carga horária de 32 horas. A equipe de palestrantes, responsável por ministrar o curso na Unifacisa, será composta por Amilson Álvares no Módulo I e, Débora Marques e Patrícia Navarro, para o Módulo II.

   

 

  

 

Sem categoria
TOPO