AULA PRÁTICA ABORDA DIVERSOS ASPECTOS DE UMA OBRA COM ESTRUTURA METÁLICA

No dia 05 de setembro de 2012, alunos do primeiro período do Curso de Tecnologia em Construção de Edifícios tiveram mais uma aula prática. Desta vez, a visita técnica foi à construção do Carajás Home Center, na cidade de Campina Grande.

Diversos aspectos de uma construção foram abordados. Os alunos foram recepcionados e acompanhados por um dos responsáveis pela execução, o Engenheiro Léon. De acordo com ele, a obra já passou por diversas etapas. Inicialmente, foram realizadas sondagens para a análise do solo e o levantamento topográfico do terreno. Em seguida, foram elaborados os projetos arquitetônicos e complementares (entre eles, o estrutural, o de instalações de água fria, de esgoto,  de água pluvial, de instalações elétricas).

A fundação do prédio foi em concreto armado. Os demais elementos estruturais estão sendo executados em aço. Os alunos conferiram in loco as dimensões dos pilares, das treliças e dos pórticos. De acordo com León, a opção pela estrutura metálica foi principalmente devido à rapidez na execução e pelos aspectos da obra limpa.

A área construída total será de aproximadamente 18.000m². Para o piso, serão utilizados concreto, porcelanato e cerâmica.

Os principais problemas no início da obra foram referentes ao solo do local. Em alguns pontos, havia lama abundante, que acabou atrasando o cronograma físico, no que se refere à execução das fundações.

León informa ainda que a loja terá 8.000 m² e deverá gerar 600 empregos diretos e 200 indiretos.

A aula de campo fez parte do programa da componente curricular Introdução à Construção Civil. De acordo com o professor Ronaldo Amâncio Meneses, a aula foi muito importante para aprendizagem profissional dos alunos, principalmente porque tiveram a oportunidade de discutir e verificar aspectos de diversos assuntos relacionados à edificações: gestão, projeto e  execução.