Alunos de Biomedicina participam da Feira de Genômica na Praça da Bandeira

Mais de 120 alunos dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Nutrição da Unifacisa/FCM participaram na sexta-feira, 02 de junho, de uma Feira de Genômica, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Praça da Bandeira, no centro de Campina Grande.

De acordo com o Coordenador da Feira, Prof. Felippe Barbosa, a ideia é levar a população informações sobre algumas doenças que tenham influência genética, “os estudantes vão expor através de atividades interativas, como jogos, distribuição de brindes e degustação de alimentos, informações sobre doenças que algumas pessoas não sabem que possuem influência genética”.

Os alunos de Biomedicina apresentaram trabalhos abordando os temas:

Diabetes x Genética

Câncer Infantil

Sexagem Fetal

Fonte: Ascom – http://www.cesed.br/portal/?p=46591

  

Sem categoria

Biomedicina presente na 4ª Edição da Maratona Gastronômica Unifacisa

   

A reinvenção e a reverência à tradição junina estão na base do evento Administrando a Cultura Popular, que este ano realizou a sua quarta edição. Com o propósito de problematizar a gestão da cultura popular instigando o desenvolvimento de soluções inovadoras para a cadeia produtiva do turismo regional, especificamente no segmento gastronômico, o evento teve o seu ápice na noite desta quinta-feira, 01 de junho, com a realização da Mostra Gastronômica.

Na concorrência estavam grupos formados em sua maioria por alunos de primeiro período dos cursos de Administração e Nutrição. A exceção foi a equipe do Food’elícia, composta por alunos de Administração, Fisioterapia, Biomedicina, Direito, Nutrição e Educação Física. A equipe de primeira viagem gostou do que viu no evento do ano passado e acreditou que poderia ficar do outro lado do balcão em 2017. “A gente está esperançoso. Ano passado a gente veio passear e comer, mas esse ano a gente quis também participar como fornecedor dos alimentos.”, disse a aluna Mayara Santos Silva, do 6º período de Fisioterapia. O principal prato da equipe foi o crepe matuto, feito a base de milho.

 

Para compor a festa gastronômica a programação contemplou apresentações de danças regionais feitas pelo grupo Envelhecendo com Saúde e pelo grupo Caetés, além dos concursos de rei e rainha do milho e dos melhores dançarinos de forró. A comissão julgadora foi composta por professores da Unifacisa.

 

A festa junina da Unifacisa foi realizada com muito forró pé-de-serra sob o comando do músico Edgley Miguel que ainda incluiu no repertório o xote. Para o coordenador do curso de Administração e organizador geral do evento, a cada ano o trabalho tem se superado e envolvido praticamente alunos de todos os cursos da Instituição e quem ganha com isso é a cidade que tem a academia pensando inovações gastronômicas para O Maior São João do Mundo. (Fonte Ascom: http://www.cesed.br/portal/?p=46605 )

Sem categoria

Alunos de Biomedicina e Farmácia realizam ação social na APAE

  

A visita aconteceu no dia 24 de maio com os alunos do 3º período de Farmácia e Biomedicina, conduzidos pelas professoras Francilene Morais que leciona Psicologia em Saúde e Celênia Macedo, da disciplina Ciências Sociais e Filosofia na Saúde.

Uma ação de humanização e doação, assim foi o trabalho realizado pelos alunos dos cursos de Biomedicina e Farmácia da Unifacisa/FCM, na APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, aqui em Campina Grande. Sob a coordenação das professoras Drª Francilene Araújo de Morais e Msc. Celênia Macêdo, mais de cinquenta alunos promoveram doação de roupas e calçados para o brechó da Instituição, plantaram árvores e conheceram os serviços da Associação.

De acordo com a professora Francilene Araújo, essa foi a primeira vez que os alunos estiveram na Associação. “Foi um trabalho muito gratificante, podemos mostrar aos estudantes das disciplinas de Psicologia em Saúde e Ciências Sociais e Filosofia em Saúde, os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula com vivências práticas. Pretendemos realizar outras visitas porque o resultado foi muito engrandecedor”, afirmou.

(Por ASCOM – http://www.cesed.br/portal/?p=46573)

Sem categoria

II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde

       

II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde – II CONBRACIS

Com a temática Saúde em Debate: Inovação e Desafios, o II CONBRACIS, acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de junho no Centro de Convenções Raimundo Asfora e conta com o apoio Institucional da UNIFACISA.
E como na edição anterior, este ano, alunos de Farmácia e de Biomedicina tiveram trabalhos aceitos contribuindo dessa forma com o debate sobre a Saúde no nosso país.

Trabalhos que serão apresentados no II CONBRACIS:

1.Fitoterapia aplicada à pacientes com infecção urinária. Orientadores: Maine Confessor; Daniela Vilar e Marina Vilar. Aluno: Pablo Grieco – BIOMEDICINA

2. Plantas medicinais no tratamento de doenças respiratórias. Orientadores: Maine Confessor; Daniela Vilar e Marina Vilar.  Aluna: Mayanny Celly  Mélo – FARMÁCIA

3. Efeitos e reações do uso oral da isotretinoína: uma revisão bibliográfica. Orientadores: Rômulo Santos e Isabela  Arruda.  Alunas: Dara Rayanne Guedes; Thaynã Crysley Tavares e Mariana Melo – BIOMEDICINA

4. Microcefalia: uma abordagem holística da síndrome. Orientadora: Isabela Tatiana Sales de Arruda.  Alunas: Thaynã Crysley Tavares; Dara Rayanne Guedes; Dáfine Andrade e Fernanda Oliveira – FARMÁCIA e BIOMEDICINA

5. Síndrome de hutchinson-gilford (progéria): uma breve revisão bibliográfica sobre a influência genética e tratamento. Orientador: Felippe Barbosa.  Alunos: Dara Rayanne Guedes; Thaynã Crysley Tavares; Dáfine Andrade e Pablo Grieco Silva – BIOMEDICINA

6. A relação entre emoção e depressão no contexto da saúde humana e os diversos meios terapêuticos no tratamento de pacientes depressivos. Orientadora: Francilene Araújo de Morais. Alunos: Thaynã Crysley Tavares; Dara Rayanne Guedes; Pablo Grieco Silva e LaryssaLays Silva – FARMÁCIA e BIOMEDICINA

7. Municipalização de setores regulados pela vigilância sanitária: panorama das drogarias do município de Goiana – PE. Orientadores: Rômulo Santos e Marisa Agra.  Alunas: Lady Beatrhyz Souza e Waleska Souza – FARMÁCIA

 

Sem categoria

Liga Acadêmica de Doenças Crônicas de Predisposição Genética de Campina Grande – LADCROGEN

No dia 25 de abril, a Liga Acadêmica de Doenças Crônicas de Predisposição Genética de Campina Grande – LADCROGEN, iniciou suas atividades na Faculdade de Ciências Médicas -FCM.

A LADCROGEN  foi planejada e criada a partir do interesse comum na Ciência da Genética por alunos dos Cursos de Biomedicina e Fisioterapia. A formação inicial da Liga conta com a participação dos alunos Luna Dias , Samantha Paes, Renata Lino, Valeska Correia e Mayara Santos. Desde a ideia inicial, a LADCROGEN vem contando com a orientação dos professores Felippe Barbosa (Biólogo), Daniela Pontes (Biomédica), Fernando Vital (Biomédico), Bruno Luz Reis (Biólogo) e apoio da Coordenação do Curso de Biomedicina.

                    

               

Sem categoria

Ação Social Novembro Azul – 28/11 no Aeroporto João Suassuna

Sob orientação da professora Sandra Sales, alunos de Biomedicina do 3º período matriculados no componente curricular Saúde Coletiva, participaram de Ação Social no aeroporto Presidente João Suassuna. O enfoque foi a saúde do homem, numa abordagem multidisciplinar na prevenção do câncer de próstata, com a participação dos alunos dos cursos de Enfermagem; Biomedicina; Nutrição; Medicina; Educação Física e Fisioterapia.

O evento aconteceu no dia 28 de novembro de 2016, em alusão ao Novembro Azul que é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. O público alvo da atividade foi colaboradores de uma companhia aérea.

As atividades realizadas foram enfocando a multidisciplinaridade e envolveram as seguintes ações: Educação em Saúde; Glicemia Capilar; Medidas Antropométricas; Aferição de Pressão Arterial; Ginástica Laboral e Autocuidado.

acao-social-no-aeroporto-novembro-azul   acao-social-novembro-azul-no-aeroporto

acao-social-no-aeroporto-novembro-azul-2

 

Sem categoria

Todos contra o mosquito da Dengue – Ação social em 20/11/2016

Atividade envolvendo os alunos do 2º período de Farmácia e de Biomedicina, desenvolvida na disciplina de Sociologia e Desenvolvimento da Sociedade com a professora Cleoneide Moura.

A proposta da Ação Social surgiu a partir da preocupação da professora e dos alunos com o crescente número de focos do mosquito da dengue e consequentemente de pessoas acometidas pela dengue, chikungunya e zika. E a ideia era sensibilizar a comunidade do Itararé acerca de medidas simples e eficazes de prevenção das doenças e livrar a população do temido mosquito Aedes aegypti.
Em sala de aula os alunos criaram músicas, cartazes e no laboratório de Química, produziram sabonetes de glicerina com óleo de citronela (repelente natural) e no sábado, ainda comemorando o Dia Nacional do Biomédico, saíram pelas ruas do Bairro Itararé, transmitindo para a comunidade maneiras eficazes de combate ao mosquito da Dengue.

img_7288img_7287img_7276img_7279img_7280

img_7289img_7283

Sem categoria

I SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS – Pesquisa, Saúde, Tecnologia e Meio Ambiente.

banner_face_ciencias_biomedicas-1    banner_face_ciencias_biomedicas_2

I SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS – Pesquisa, Saúde, Tecnologia e Meio Ambiente.

 O I Simpósio de Biomedicina é uma iniciativa da Direção FCM, Coordenação, docentes e discentes de Biomedicina da Faculdade de Ciências Médicas – FCM, integrando a comunidade acadêmica nas discussões de temas atuais nas  diversas áreas de atuação da Biomedicina.

Objetivo: Ampliar, desenvolver e estimular a educação permanente e qualificada através do compartilhamento de experiências e saberes entre os profissionais professores convidados e alunos de Biomedicina, em comemoração ao Dia do Biomédico, dia 20 de novembro.

Público alvo: Docentes, estudantes do curso de Biomedicina e profissionais de áreas afins.

img_7200 img_7247 img_7210 img_7196

img_7206img_7214img_7219img_7244img_7257img_7205img_7262img_7265img_7266img_7223

Programação:

 17/11/2016 – Palestras (Cinema Didático)

 18h:15min – Composição da mesa

Coordenação do Curso de Biomedicina: Profª Marisa Agra

Representante dos professores: Profª Daniela Pontes

Representante dos alunos: Heitor Sales

Representante dos Biomédicos: Dr. Durval Rodrigues

  • 18h:30min – Palestra de Abertura: EVOLUÇÃO DA BIOMEDICINA NOS 50 ANOS. Palestrante: Dr. Durval Rodrigues – Presidente da Junta Diretiva do Conselho Regional de Biomedicina 2ª Região.
  • 19h:30min – Palestra: DIAGNÓSTICO BASEADO EM EVIDÊNCIAS. Palestrante: Profº MSc. Fernando Caldeira
  • 20h:30min – Palestra: A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA NA PRÁTICA PROFISSIONAL DO BIOMÉDICO: DIREITOS E DEVERES. Palestrante: Dr. George Wanderley
  • 21h:30min –  Coffee break  e apresentação da Banda Garagem Vinil , com a presença de Pablo Grieco (voz e violão – Aluno de Biomedicina).
  • 18/11/2016 –Minicursos – Sexta-feira – Tarde (14:00h – 17:00h) Minicurso 1: COMPATIBILIDADE SANGUÍNEA  ENTRE DOADOR E RECEPTOR.Ministrante: Profº MSc. Fernando Vital – FCMLimite de vagas: 25 vagas

     Minicurso 2: BIOTECNOLOGIA APLICADA AO DIAGNÓSTICO MOLECULAR: PCR E RFLP.

    Ministrantes: Profª MSc. Isabela Arruda  – FCM

    Limite de vagas: 12 vagas

     

    18/11/2016 – Palestras ( Cinema Didático)

     

    • 18h:30min – Palestra: BIOMEDICINA ESTÉTICA: AVANÇOS E OPÇÕES TERAPÊUTICAS DE UMA HABILITAÇÃO EM ASCENSÃO.

    Palestrante: Profª MSc. Geyziane Xavier

     

    • 19h:30min – Palestra: TOXICOLOGIA E SUAS IMPLICAÇÕES FORENSES.

    Palestrante:  Profª. Dra. Alyne Silva Portela

     

    • 20h:30min – Palestra: PAPEL DO BIOMÉDICO NA ANÁLISE AMBIENTAL.

    Palestrante: Profº. Dr. Fábio Giovanni

     

    • 21h:30min – Encerramento

     

    Inscrições: Coordenação de Biomedicina

    Valor unitário: Neste Natal faça uma criança mais feliz: doe um brinquedo!

    Obs: Os Brinquedos serão entregues na Ação Solidária – Natal na Comunidade.

Sem categoria

20 de Novembro – Dia do Biomédico

16699804
No dia 3 de agosto de 2006, a Lei nº 11.339/2006 foi sancionada pela Presidência da República instituindo o Dia Nacional do Biomédico, a ser comemorado anualmente no dia 20 de novembro. A lei é oriunda do Projeto de Lei nº 953/03 do deputado federal Lobbe Neto (PSDB/SP). A data faz referência a uma das principais conquistas da categoria, que foi o dia da vitória no Supremo Tribunal Federal, que lhe deu ganho de causa para que a profissão fosse regulamentada.
Estamos fazendo uma justa homenagem ao profissional que, entre tantas atividades, atua de maneira fundamental nos diagnósticos médicos e por conseqüência no tratamento dos pacientes”, diz Lobbe.
Ao biomédico, compete atuar em equipes de saúde, em nível tecnológico, nas atividades complementares de diagnósticos realizando análises físico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente; realizando serviços de radiografia, excluída a interpretação; atuando sob supervisão médica, em serviços de hemoterapia, de imagem e de outros para os quais esteja legalmente habilitado; e planejar e executar pesquisas científicas em instituições públicas e privadas, na área de sua especialidade profissional.

Parabéns a todos Biomédicos!

Parabéns a todos os alunos de Biomedicina da Faculdade de Ciências Médicas- FCM.

Muitas conquistas e realizações profissionais!

Vejam o vídeo sobre a Biomedicina:

 

 

 

 

Sem categoria

Expo Nutrição e Biomedicina: Desvendando a Fisiopatologia

Exposição realizada na noite de hoje (11/11/2016), envolvendo os alunos do 3º período de Biomedicina e de Nutrição da disciplina de Patologia Geral.

Os objetivos da atividade, de acordo com a orientadora do projeto, professora Anajás Cantalice, foram totalmente alcançados. A professora durante a avaliação de cada trabalho, elogiou a postura, a criatividade, a desenvoltura dos alunos durante as apresentações.

Os alunos foram divididos em grupos, onde cada grupo apresentou um tema diferente:

  • Nutrição, doenças cardiovasculares e exames bioquímicos;
  • Alimentos reimosos ou carregados: Cultura popular e patologia;
  • Citologia Oncótica;
  • Nutrição e distúrbios geniturinários;
  • Nutrição e problemas de tireoide;
  • Hemograma: principais patologias associadas as células sanguíneas e leitura de exames;
  • Fisiopatologia do câncer com ênfase no câncer de próstata: Novembro Azul;
  • Perfusão extra corpórea e distúrbios cardíacos;
  • Parasitológico e principais patologias relacionadas.

Para a professora e coordenadora do curso de Biomedicina,  Marisa Agra, as Mostras de Ciências, além do conhecimento adquirido, tem incentivado também a criatividade artística dos alunos.  A cada exposição, estão sendo apresentados trabalhos mais elaborados, utilizando diversos materiais além dos banners. Acredito que os próprios alunos estão descobrindo novos potenciais.

img_7093   img_7099

img_7104  img_7089

img_7106   img_7109    img_7112

 

img_7127  img_7113

img_7117   img_7118

Sem categoria
TOPO